Arte Gráfica com texto em destaque: Os 10 acidentes na construção civil mais frequentes que estão listados ao lado direito.
Os 10 acidentes na construção civil mais frequentes no Brasil

É possível que não seja nenhuma novidade para você, mas aqui neste artigo, além de descrever os 10 acidentes na construção civil mais frequentes no Brasil, ao final dela vou mostrar o que é possível fazer caso você tenha passado por algum destes acidentes.

Aqui estão os 10 acidentes na construção civil mais frequentes no Brasil

1) Quedas de altura

Uma das principais causas de mortes na construção, a queda de altura pode ser evitada com algumas dicas de segurança dadas anteriormente pelo blog. Além disso, para esse tipo de trabalho é recomendado o uso de EPCs e EPIs mais resistentes.


2) Queda de objetos

Acidente também bastante comum, é causado, entre outros motivos, por desatenção. Para evitar que objetos atinjam trabalhadores, é essencial o uso de EPIs e EPCs.

3) Picadas de insetos e animais peçonhentos

Nos canteiros, é comum encontrar mosquitos, cobras, aranhas e escorpiões, entre outros. É preciso estar atento onde se pisa ou coloca a mão e andar sempre com os EPIs indicados.

Em caso de picada de animal peçonhento, é recomendado lavar o local com água e sabão, manter a vítima em repouso e levá-la o quanto antes ao serviço de saúde mais próximo.

4) Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

Caracterizada pela repetição excessiva de um mesmo movimento, a LER compromete principalmente os músculos, nervos e tendões, causando dores e inflamação.

Pode ser evitada a partir da adoção, por parte do empregador, de um programa simples de saúde ocupacional que estipule pausas regulares e alongamentos, entre outros.

5) Impacto e colisões causadas por veículos

Trabalhadores que dirigem, entre outros, caminhões, tratores e empilhadeiras devem sempre fazer o uso do cinto de segurança, além de EPIs adequados, a fim de evitar esse tipo de acidente. A manutenção de veículos em dia também é essencial.

6) Exposição intensa e contínua a ruídos


Pode causar Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) quando o trabalhador é exposto de forma contínua, por exemplo, a um barulho de 85 decibéis (dB) durante oito horas ao dia.

Para evitar que isso ocorra, a empresa deve colocar em prática os Programas de Conservação Auditiva (PCA) e disponibilizar aos trabalhadores EPIs como o protetor auricular.

7) Choques elétricos

Em uma obra, apenas os eletricistas estão habilitados a fazer ligações, extensões e proteger as instalações elétricas. Ainda assim, devem sempre fazer uso dos EPIs necessários.

8) Tombos

Ocorrem por vários motivos, desde escorregões em pisos molhados a corridas desnecessárias. Para evitá-los, é preciso muito cuidado, olhar por onde anda e organizar os ambientes da melhor maneira.

9) Distensões Musculares

Podem ocorrer, por exemplo, ao levantar materiais pesados. Ocorrem quando o músculo está sob grande esforço e podem resultar na ruptura de algumas fibras musculares.

10) Cortes e Lacerações

Provocados geralmente pelo uso incorreto de equipamentos utilizados em obras, também ocorrem quando o profissional não é devidamente treinado para operar determinada máquina.

O fornecimento de treinamento adequado é fundamental para evitar esse tipo de acidente.

Sofri algum destes acidentes. O que fazer?

Boa parte destes 10 acidentes descritos acima, podem resultar e afastamento, e até perda de capacidade de trabalho. Nestes casos é importante pedir a ajuda de um advogado para estudar sua situação, que pode dar direito a indenizações, pensões, aposentadorias e etc., e dar a orientação correta dos passos que serão necessários para defender seus direitos.

Nesta etapa se faz necessário ter o maior número de informações e documentos a mão, como o CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), Carteira de Trabalho, Laudos Hospitalares, e outros que seu advogado solicitar.

Lembre-se que a quantidade, e principalmente a qualidade, destas informações pode determinar o grau de sucesso da ação trabalhista e previdenciária que seu advogado especialista fará para você.

Tire suas dúvidas e saiba mais detalhes entrando em contato

WhatsApp: (21) 96454-7100 e (21) 96432-6189

📧 E-mail: [email protected]

Sobre o Autor

Drª Antonia Ximenes
Drª Antonia Ximenes

Dra. Antônia Ximenes têm uma identidade própria de negócio. Advogada; Empreendedora; debatedora da Rádio Band; Delegada da OAB/RJ; Chefe jurídico do SPC na Cidade do Rio de Janeiro; Possui especializações em Direito Trabalhista e Previdenciário; Especialista em direito acidentário/doenças ocupacionais; Mais de uma década de prática na advocacia trabalhista e previdenciária com foco em acidentes de trabalho; MBA em Acidente de trabalho/doenças ocupacionais, e em Direito Constitucional e Direitos Humanos - IGC - Portugal Coimbra

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Conversa
1
FALE COMIGO!
Olá,
Este é o meu whatsapp.
Clique e fale comigo. Tire sua dúvida ou dê sua sugestão,