https://www.facebook.com/advocaciaantoniaximenes/videos/788105201657360/

Bancários doentes. De acordo com dados levantados pelo INSS, a categoria bancária é uma das que mais adoecem no país, e o sinal de alerta foi dado, pois os números dispararam nos últimos 8 anos. Os transtornos mentais estão entre os principais e mais frequentes motivos. Além disso, tem na falta de apoio psicológico um dos principais agravadores da situação.

A categoria bancária adoece e sofre por falta de conhecimento sobre seus direitos.

Banner ilustração para post - Bancários doentes: Números disparam em 8 anos - com texto em branco, sobre tarjas na cor vinho escrito: Transtornos Mentais, Uma epidemia na categoria bancária.
Dúvidas? Entre em contato whatsapp: 21 - 96432-6189
Ao fundo foto de mulher branca sentada na cedeira de frente para sua mesa com laptop e caneca, segurando seu óculos na mão esquerda e tocando com dedos a área entre olhos com cabeça baixa e olhos fechados
Transtornos Mentais uma Epidemia na Categoria Bancária

Para a psicóloga Renata Paparelli, professora e supervisora de estágios de Saúde do Trabalhador do curso de Psicologia da PUC-SP, em primeiro lugar esse adoecimento é causado por conta do assédio organizacional. “São práticas de gestão voltadas para a produtividade que abrem espaço para o assédio moral’.

Triste estatística

Dados obtidos no INSS revelam a quantidade de trabalhadores de bancos afastados por transtornos mentais cresceu 61,5%, e o total de afastados aumentou 30%; Enquanto isso o número absoluto de trabalhadores adoecidos pode ser ainda maior devido à subnotificação.

Trata-se de um número assustador que precisa ser combatido em todas as esferas da República.

O total de trabalhadores que tiveram benefícios acidentário ou previdenciário foi de 13.297 em 2009. Oito anos depois, 17.310 tiveram de se afastar do trabalho por conta de enfermidades. Como resultado, aumento de 30% nos últimos anos. Sendo mais de 50% dos casos referindo-se a transtornos mentais (aumento de 61,5%) e enfermidades relacionadas a lesões por esforço repetitivo (crescimento de 13%).

Algumas Citações:

Analisando as condições de trabalho dos bancários e o seu perfil de adoecimento ocupacional ao longo dos anos, é possível compreender esses dados que são apresentados e reforçar a relação entre esses adoecimentos e o trabalho bancário

Maria Maeno, médica e pesquisadora, coordenadora do Programa Organização, Gestão do Trabalho e Adoecimento da Fundacentro, órgão ligado ao Ministério da Economia.

O levantamento reforça que a categoria bancária está adoecendo cada vez mais, e os motivos são aqueles que nós estamos cansados de alertar e denunciar: sobrecarga de trabalho, pressão para o cumprimento de metas abusivas e assédio moral. Tudo isso objetivando o aumento da lucratividade cada vez maior das instituições financeiras, o que só favorece os acionistas e diretores executivos dos bancos, em detrimento da saúde de milhares de trabalhadores

Carlos Damarindo, secretário de Saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Bancários Doentes – outros artigos

Já escrevi aqui no blog, um outro artigo abordando sobre a Síndrome de Burnout, uma das enfermidades, que afetam principalmente a categoria dos bancários, devido as pressões e ao ambiente de trabalho. Clique no botão e leia o artigo Leia Aqui

O que vem ocorrendo na última década no setor bancário é uma espécie de afrouxamento dos valores éticos desse setor, e isso se materializa muito na questão das metas abusivas. Consequentemente o bancário doente é rechaçado porque ele é uma denúncia viva do que acontece dentro desse modelo organizacional.

Conclusão sobre Bancários Doentes

São assustadores os números e estatísticas, principalmente para aqueles que são bancários, ou tem um amigo, ou familiar bancário. Vendo e acompanhando bem próximos aqueles que podem fazer parte desta triste realidade.

Portanto, sabendo que as chances de ser o próximo acometido por alguma destas enfermidades abordadas neste artigo, o mais importante é estar atento aos primeiros sintomas, e procurar ajuda médica e jurídica o mais breve possível.

São muitos os direitos garantidos e que precisam ser defendidos – tanto na área trabalhista, quanto na área previdenciária – e a falta de conhecimento faz com que não sejam solicitados.

É necessário procurar por ajuda profissional sempre. Se informe e lute por seus direitos.

Ajude a Divulgar este artigo – Bancários doentes: Números disparam em 8 anos.

Me ajude a divulgar este artigo “Bancários Doentes” compartilhando ou indicando para aquele seu amigo, ou familiar bancário. É bem fácil…. é só clicar nos links no início, no final do artigo ou a esquerda desta página.

Se você ainda tem dúvidas sobre este assunto, ou outro do seu interesse, é só entrar em contato pelos links ao lado da minha foto logo abaixo deste post, ou comentar aqui abaixo. Sua participação é muito bem-vinda e teremos prazer em atendê-lo.

Fonte:

Sindicato dos bancários e Financiários

Revista proteção – http://www.protecao.com.br/

Sobre o Autor

Drª Antonia Ximenes
Drª Antonia Ximenes

Dra. Antônia Ximenes têm uma identidade própria de negócio. Advogada; Empreendedora; debatedora da Rádio Band; Delegada da OAB/RJ; Chefe jurídico do SPC na Cidade do Rio de Janeiro; Possui especializações em Direito Trabalhista e Previdenciário; Especialista em direito acidentário/doenças ocupacionais; Mais de uma década de prática na advocacia trabalhista e previdenciária com foco em acidentes de trabalho; MBA em Acidente de trabalho/doenças ocupacionais, e em Direito Constitucional e Direitos Humanos - IGC - Portugal Coimbra

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Conversa
1
FALE COMIGO!
Olá,
Este é o meu whatsapp.
Clique e fale comigo. Tire sua dúvida ou dê sua sugestão,